Pedagogia da Escuta: Currículo e Projetos
Resumo
No presente artigo, à luz de uma leitura pela complexidade, discutese a proposta pedagógica de Reggio Emilia (Itália), especificamente no seu modo de trabalhar projetos. Epistemologicamente, essa proposta, porque centrada nas inquietações e anseios dos alunos, e não nos conteúdos programáticos, é conhecida como Pedagogia da Escuta, configurando-se como uma corrente pedagógica. A leitura de Stuart Hall sobre indivíduo pós-moderno indica que somos múltiplos e complexos; entende-se que a escola, locus estabelecido para o pleno desenvolvimento, deve respeitar essa complexidade inerente e permitir que o indivíduo reconheça-se como único. Há algo em Reggio Emília que se aproxima desse lócus favorável porque apresenta uma ação educativa que caminha na contramão da hegemonia instituída, ao privilegiar a criação em detrimento da reprodução. Essa hegemonia compreende a educação escolar como espaço de formação padronizada, sem campo para o pleno desenvolvimento. Aqui, a hegemonia é coloca em xeque.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .