Violência e Negociação Entre os Atores no Cotidiano das Escolas Públicas de Araçoiaba da Serra/SP
Resumo
A pesquisa examina a violência nas instituições escolares, conceitua negociação e postura interdisciplinar, contempla um estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária, produzidas no cotidiano das instituições escolares públicas de ensino fundamental e médio no município de Araçoiaba da Serra-SP. Destacamos as violências reproduzidas pela escola e seus agentes – professores, diretores, alunos e funcionários. Partimos do pressuposto que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado. Nucleada por abordagens interdisciplinares, a pesquisa se propõe a examinar a habilidade dos atores do cenário escolar em negociar com os atos de violências no ambiente escolar. Bourdieu, Charlot, Foucault, Maffesoli constituem fortes referenciais teóricos metodológicos; Tocqueville subsidia nossas reflexões a partir da concepção que conflitos são inerentes a qualquer organização social e, sempre existiram formas pacíficas de encaminhamento de soluções. Portanto, a violência é passível de negociação. Na pesquisa, discutimos a dificuldade da conceituação sobre violências concreta, simbólica e intermediária, pois se trata de um termo polissêmico, e defendemos que toda e qualquer forma de violência deve ser contextualizada, sob pena de incidirmos numa limitação conceitual. Examinamos os resultados dos questionários aplicados nas treze escolas públicas do município de Araçoiaba da Serra - SP e as certezas provisórias apontaram que existe negociação com os atos de violências ocorridos nas escolas, contrariando a tese de que as instituições escolares no Brasil se utilizam de corretivos violentos (medidas disciplinares) no trato com a violência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .