AS CONCEPÇÕES E SABERES DE ACADÊMICAS-PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE DOCENTES EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon
  • Nájela Tavares Ujiie

Resumo

O trabalho ora apresentado é parte integrante de um projeto de pesquisa que visa investigar a relação entre os saberes trabalhados no curso de Pedagogia, de uma Universidade pública do Paraná e os saberes da ação docente de professoras da Educação Infantil, em processo de formação no curso citado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso etnográfico numa abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, observações da prática pedagógica das acadêmicas e entrevistas, com o intuito de diagnosticar quais seriam os saberes necessários para a atuação docente na Educação Infantil. O trabalho educativo nessa fase requer a integração indissociável entre o educar e o cuidar, objetivo primordial da Educação Infantil, a fim de proporcionar a formação da criança em seus aspectos cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, culturais, psicológicos, éticos e estéticos. Assim, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas, saberes disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais, considerando a fase de desenvolvimento e a livre-expressão das crianças. Nesse sentido, pretende-se apresentar o curso de formação como lócus de reflexão e pesquisa sobre os saberes e fazeres docentes na e da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2011

Como Citar

PIETROBON, Sandra Regina Gardacho; UJIIE, Nájela Tavares. AS CONCEPÇÕES E SABERES DE ACADÊMICAS-PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE DOCENTES EM CONSTRUÇÃO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/190. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos