O constructo conceitual de normalidade / anormalidade (ou da adequação social)
Resumo
O foco do presente estudo será a análise crítica ao constructo conceitual do binômio normalidade/anormalidade. Por meio de uma investigação bibliográfica e documental, apurou-se dentre as tendências que mais se pronunciam na discussão do fenômeno da normalidade/anormalidade, é possível destacar a) concepção anátomo-fisiológica, b) concepção psicossocial, e c) concepção histórico-social. O estudo aponta os limites e possibilidades para a formulação de um conceito de normalidade/anormalidade (ou adequação social) a partir de um feixe de dados epistemológicos selecionados para o estudo da organização do fluxo histórico-social ampliado, a saber, os pressupostos políticos, econômicos, biofísicos, os papéis e representações culturais.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .