Formação lúdica de professoras: a “voz” das participantes em uma atividade de extensão universitária a distância
Resumo
Essa pesquisa objetivou conhecer e analisar pela “voz” dos próprios participantes de uma atividade de extensão de Formação Lúdica o que pensam sobre brincar nas práticas pedagógicas, relacionando-o a sua formação e atuação profissional. Foram participantes 5 professoras de educação básica e 3 estudantes de Pedagogia. Utilizou-se um questionário com 3 questões dissertativas e os dados foram analisados por meio de categorias e análise de conteúdo. Destaca-se entre os resultados: distanciamento dos cursos de formação inicial de professores em relação à cultura lúdica infantil; a dimensão tecnicista de como o brincar é abordado em programas de formação inicial e continuada de professores; a importância de rememorar as experiências da infância, em especial as lúdicas.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .