PROVA BRASIL/SAEB-MATEMÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE, MS: CONTEXTOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
Resumo
O artigo resulta de pesquisa vinculada ao Programa “Observatório da Educação”, com foco nas avaliações em matemática/Prova Brasil/SAEB, no contexto, nas concepções e nos impactos destas nas práticas dos professores. Por meio de informações obtidas da Secretaria de Educação do município de Campo Grande e da base de dados do INEP, bem como de entrevistas com os professores
que participaram desse processo, verificou-se que estes, em geral, enfrentam dificuldades diversas em relação ao ensino de matemática (despreparo em relação a determinados conteúdos, desinteresse dos alunos e dos pais, falta de apoio da escola, entre outras) que podem refletir na média obtida nos exames. Os professores declaram conhecer superficialmente a estruturação dessas avaliações nacionais, mas afirmam que estas influenciam a escolha de conteúdos de ensino e a preparação (treinamento) de seus alunos para participação desse processo avaliativo.Downloads
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