PROVA BRASIL/SAEB-MATEMÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE, MS: CONTEXTOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli
  • Erika de Rezende

Resumo

O artigo resulta de pesquisa vinculada ao Programa “Observatório da Educação”, com foco nas avaliações em matemática/Prova Brasil/SAEB, no contexto, nas concepções e nos impactos destas nas práticas dos professores. Por meio de informações obtidas da Secretaria de Educação do município de Campo Grande e da base de dados do INEP, bem como de entrevistas com os professores

que participaram desse processo, verificou-se que estes, em geral, enfrentam dificuldades diversas em relação ao ensino de matemática (despreparo em relação a determinados conteúdos, desinteresse dos alunos e dos pais, falta de apoio da escola, entre outras) que podem refletir na média obtida nos exames. Os professores declaram conhecer superficialmente a estruturação dessas avaliações nacionais, mas afirmam que estas influenciam a escolha de conteúdos de ensino e a preparação (treinamento) de seus alunos para participação desse processo avaliativo.

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Como Citar

PERRELLI, M. A. de S.; REZENDE, E. de. PROVA BRASIL/SAEB-MATEMÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE, MS: CONTEXTOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/208. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos