Tempos e espaços escolares: escolas étnicas no sul do Brasil
Resumo
O artigo apresenta a criação e o desenvolvimento das escolas étnicas nas comunidades de imigração italiana e alemã no sul do Brasil. Destaca a preocupação das famílias pela escolarização das crianças e dos jovens e as iniciativas tomadas para a estruturação dos primeiros núcleos educacionais. Mostra também o papel das sociedades comunitárias na vida dos imigrantes e a ação decisiva que desempenharam na realização do projeto educativo, na manutenção efetiva das instituições escolares, na preservação da cultura original dos grupos e na consolidação do processo de colonização que se desenvolveu no país.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .