Educação a distância e a dinâmica das redes: princípios organizacionais para uma institucionalidade alternativa

Autores

  • Graziela Fatima Giacomazzo
  • Denise Balarine Cavalheiro Leite

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre redes de formação que colaboram ou apresentam potencial para o fortalecimento de uma institucionalidade alternativa contra hegemônica para educação. A partir dos princípios organizacionais para uma nova institucionalidade, a ideia de uma rede nacional de universidades públicas aparece como uma das ações a serem considerados para este movimento. Neste estudo, identificou-se a rede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto das Instituições de Ensino Superior Públicas (IESP). Para tanto, a Educação a Distância (EaD) tem contribuído significativamente com a ideia proposta, além de possibilitar o surgimento das ‘redes’ em contextos formais e informais de ensino. 

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Publicado

2015-06-09

Como Citar

GIACOMAZZO, G. F.; LEITE, D. B. C. Educação a distância e a dinâmica das redes: princípios organizacionais para uma institucionalidade alternativa. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2226. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos