Indicações históricas e conceituais para a análise das políticas de escolarização em curso no Brasil

Autores

  • Eveline Algebaile
  • Denise Rissato

Resumo

Contrapondo-se à visão corrente de que a escola ocidental moderna é uma instituição especializada definida centralmente por propósitos de universalização, o artigo apresenta e problematiza aspectos da produção histórica da escola pública elementar nos contextos europeu e latino-americano, bem como aspectos da expansão escolar no Brasil, destacando a importância da diferenciação da oferta escolar como elemento estruturante da difusão da escolarização como processo de institucionalização. A partir dos quadros históricos discutidos, discorre sobre referências conceituais que devem ser levadas em conta na análise das políticas de escolarização que participam da produção das formas reais de realização social da escola como instituição especializada.

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Publicado

18-12-2015

Como Citar

ALGEBAILE, Eveline; RISSATO, Denise. Indicações históricas e conceituais para a análise das políticas de escolarização em curso no Brasil. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2392. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade