Educação, identidades e diversidades: uma análise da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural
Resumo
O presente artigo objetiva produzir uma análise sobre a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural e de algumas questões pedagógicas que podem ser depreendidas de seu conteúdo, as quais, não obstante sua publicação ter ocorrido em 2001, ainda configuram questões em aberto aos processos educacionais contemporâneos. A partir de um estudo documental e bibliográfico, conclui que a Pedagogia precisa converter-se em uma pedagogia antimarginalização, ao considerar as dimensões éticas do conhecimento e os sentimentos de injustiça presentes nas relações sociais e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .