Educação do campo: valorização da cultura e promoção da cidadania?
Resumo
O presente artigo busca refletir a educação do campo enquanto possibilidade de formação humana e cidadã para a população camponesa, tendo em vista que um projeto de educação deve respeitar a formação de uma identidade cultural própria, como também do espaço onde as pessoas vivem, trabalham e constroem seus sonhos. Os estudos realizados demonstraram que o campo precisa de uma atenção especial quanto à estrutura e organização das escolas, oferta de ensino, laboratórios e professores qualificados. Nesse sentido o movimento coletivo para a reorganização do meio rural brasileiro e sua educação ganha forças na busca da universalização da educação enquanto direito social de toda a população que vive no campo, reafirmando-o como espaço de produção da existência humana, além da produção agrícola. Para isto é preciso pensar o tipo de escola, a proposta educativa desenvolvida e a relação necessária desta educação com uma estratégia de desenvolvimento para o campo, vinculada a objetivos políticos de emancipação e cidadania e de luta por justiça e igualdade social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .