Educação do campo: valorização da cultura e promoção da cidadania?

Autores

  • Luci Mary Duso Pacheco

Resumo

O presente artigo busca refletir a educação do campo enquanto possibilidade de formação humana e cidadã para a população camponesa, tendo em vista que um projeto de educação deve respeitar a formação de uma identidade cultural própria, como também do espaço onde as pessoas vivem, trabalham e constroem seus sonhos. Os estudos realizados demonstraram que o campo precisa de uma atenção especial quanto à estrutura e organização das escolas, oferta de ensino, laboratórios e professores qualificados. Nesse sentido o movimento coletivo para a reorganização do meio rural brasileiro e sua educação ganha forças na busca da universalização da educação enquanto direito social de toda a população que vive no campo, reafirmando-o como espaço de produção da existência humana, além da produção agrícola. Para isto é preciso pensar o tipo de escola, a proposta educativa desenvolvida e a relação necessária desta educação com uma estratégia de desenvolvimento para o campo, vinculada a objetivos políticos de emancipação e cidadania e de luta por justiça e igualdade social.

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Publicado

18-12-2015

Como Citar

PACHECO, Luci Mary Duso. Educação do campo: valorização da cultura e promoção da cidadania?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2398. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade