Práticas e ferramentas de gestão educacional: um estudo de caso do Unilasalle Canoas
Resumo
O Artigo trata do uso do Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de gestão na educação superior. Tem por objetivo analisar a contribuição de tal metodologia na profissionalização das práticas de gestão em uma Instituição de Educação Superior (IES). Trata-se de um recorte de uma pesquisa chamada Modelos de Gestão Universitária. É uma investigação qualitativa tipo estudo de caso. Trabalha-se com categorias problematizadas conforme Análise de Conteúdo em Bardin. Os achados traduzem-se nas categorias: O BSC apresenta-se como uma ferramenta estratégica de gestão; o processo de profissionalização da gestão se dá na tensão; surgem novos modelos e ferramentas de gestão e mudança comportamental. Constata-se que a partir deste estudo, os modelos e instrumentos de gestão adotados pela IES podem contribuir para identificar e aferir políticas atuais comparadas às práticas apresentadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .