Práticas e ferramentas de gestão educacional: um estudo de caso do Unilasalle Canoas

Autores

  • Renaldo Vieira de Souza
  • Paulo Fossatti

Resumo

O Artigo trata do uso do Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de gestão na educação superior. Tem por objetivo analisar a contribuição de tal metodologia na profissionalização das práticas de gestão em uma Instituição de Educação Superior (IES). Trata-se de um recorte de uma pesquisa chamada Modelos de Gestão Universitária. É uma investigação qualitativa tipo estudo de caso. Trabalha-se com categorias problematizadas conforme Análise de Conteúdo em Bardin. Os achados traduzem-se nas categorias: O BSC apresenta-se como uma ferramenta estratégica de gestão; o processo de profissionalização da gestão se dá na tensão; surgem novos modelos e ferramentas de gestão e mudança comportamental. Constata-se que a partir deste estudo, os modelos e instrumentos de gestão adotados pela IES podem contribuir para identificar e aferir políticas atuais comparadas às práticas apresentadas.

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Publicado

18-12-2015

Como Citar

SOUZA, Renaldo Vieira de; FOSSATTI, Paulo. Práticas e ferramentas de gestão educacional: um estudo de caso do Unilasalle Canoas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2409. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda