Representações sociais e práticas: um olhar sobre o trabalho de professoras bem sucedidas

Autores

  • Laeda Bezerra Machado
  • Marcella Thaiane Lima e Silva

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais de ciclos de aprendizagem de professoras bem sucedidas de forma a relacioná-las com suas práticas. Resulta de pesquisa qualitativa com 04 professoras da Rede Municipal do Recife. Utilizou-se como instrumentos de coleta observação e entrevista e para tratar o material recolhido. E lançou mão da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as professoras de sucesso respeitam o tempo pedagógico; procuram tornar os conteúdos acessíveis e significativos aos alunos e mantém relações pautadas na afetividade. As professoras revelaram representações sociais positivas de escola, ciclos de aprendizagem e do trabalho que desenvolvem. Reafirma-se que as representações sociais são mais que enunciados sobre a realidade, elas são organizadoras e determinantes para as ações e práticas dos sujeitos.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

MACHADO, L. B.; SILVA, M. T. L. e. Representações sociais e práticas: um olhar sobre o trabalho de professoras bem sucedidas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2572. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Demanda