Educação superior do professor da primeira infância e luta por reconhecimento

Autores

  • Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia
  • Pedro Goergen

Resumo

O objeto do presente trabalho é a educação superior do professor da primeira infância. Diante do caráter geral e diversificado da formação docente em instituições de educação superior, a educação infantil parece carecer de sólidas bases para garantir suas especificidades. Ademais, a racionalidade instrumental, prevalente na educação superior, tende a inibir a reflexão crítica, conferindo um tom pragmático e domesticado à educação desde a primeira infância. O objetivo é refletir sobre a relevância ou não da educação superior para a formação dos professores desta etapa da educação básica. A pergunta é se, realmente, a educação superior pode contribuir para melhorar a educação infantil no sentido de garantir suas especificidades e assim fomentar o reconhecimento social do docente. Constituir espaço crítico e reflexivo sobre a educação infantil no contexto da educação superior pode estimular a conscientização e emancipação, imprescindíveis para a luta pelo reconhecimento social do professor da primeira infância.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

GARCIA, R. G. R. M.; GOERGEN, P. Educação superior do professor da primeira infância e luta por reconhecimento. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2573. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Demanda