Psicologia da adolescência e formação docente: outros diálogos necessários

Autores

  • André Augusto Diniz Lira

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre as possibilidades e a necessidade de construir uma leitura pós-disciplinar na formação de licenciandos, a partir do diálogo suscitado entre a Psicologia da Adolescência e outras disciplinas/ciências afins. Para tanto, revisito panoramicamente os conceitos de puberdade, adolescência e juventude, nos seus entrecruzamentos e nas linhas tênues que os distinguem, e, também, temáticas contemporâneas que propiciam uma abordagem mais ampla do fenômeno identitário adolescente/juvenil. Proponho que esse diálogo suscite a confrontação da leitura monolítica e dicotômica das ciências, inclusive do mundo “Psi” em suas vertentes individualistas e subjetivistas do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

LIRA, A. A. D. Psicologia da adolescência e formação docente: outros diálogos necessários. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2575. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Demanda