Rodas de conversa na formação inicial de professores: saberes populares, ciências, memórias...

Autores

  • Cristhiane Cunha Flôr
  • Guilherme Trópia
  • Patrícia Maria Azevedo Xavier

Resumo

Os Saberes Populares são parte da prática cultural de determinado local e grupo coletivo, e sua inserção nas disciplinas de ciências é apontada pela pesquisa em Educação Científica como forma de valorizar esses conhecimentos e mostrar novas possibilidades ao ensino e aprendizagem de ciências. Este estudo trata da questão a partir da realização da atividade “Roda de Conversa sobre Saberes Populares”, com participação de estudantes e da comunidade, na disciplina de Fundamentos Teóricos Metodológicos e Prática Escolar em Ciências I para o curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A realização da Roda permitiu a troca de conhecimentos entre professores, estudantes e comunidade, reforçando a importância desse encontro para o ensino e aprendizagem de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

FLÔR, C. C.; TRÓPIA, G.; XAVIER, P. M. A. Rodas de conversa na formação inicial de professores: saberes populares, ciências, memórias... Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2577. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Demanda