A cidade, os movimentos sociais operários e a educação
Resumo
O artigo estuda o movimento pela escolarização em Sorocaba nas primeiras décadas do século XX. Entender o processo desse movimento é o objetivo da reflexão. Os movimentos sociais em Sorocaba investem em atividades sociais, educacionais e culturais. Fundamentam-se em aspirações de identidade coletiva, apresentam-se com dinâmica criadora e reivindicatória revelando, de maneira impar, a ação social do indivíduo e a participação política do ser humano no que se refere à defesa da educação inspirada na teoria racional, na qualificação para o trabalho, e posicionamentos relacionados à educação da mulher.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .