Trabalho e educação: qualificação e escolarização no capitalismo contemporâneo
Resumo
Examina as transformações no mundo do trabalho e seus reflexos no processo de (des)empregabilidade e (des)qualificação dos trabalhadores no Brasil, no contexto da sociedade pós-industrial. Busca interfaces entre trabalho e educação, a partir dos elementos teóricos em Harvey, Castel, Antunes, Pochmann e Frigotto. Traz à tona a noção de empregabilidade na lógica do capital e seus reflexos na qualificação e escolarização. O novo mundo do trabalho está associado à ampliação da exploração e precarização do trabalho; a noção de empregabilidade vem se colocando de maneira sutil, carregada de peso ideológico e falseamento da realidade, desfigurando o papel social da escola pública.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .