Reflexões em torno da relação entre História e Literatura
Resumo
Objetiva-se compreender as relações entre História e Literatura com a reflexão acerca das características que unem as duas áreas, bem como aquelas que as distinguem e especificam, identificando fronteiras e conexões, especialmente na maneira como se pode usar a Literatura como fonte, particularmente o romance literário, para a História e para a História da Educação. A História e a Literatura são representações que propiciam o conhecimento do mundo e permitem o entrecruzamento e o diálogo; são narrativas distintas que interpretam os acontecimentos humanos e têm uma relação diferenciada com o real. Cada uma, a seu modo, reconfigura um certo passado suscetível a análises e compreensões. Como expressão literária, o romance permite a visualização de vestígios das ações do homem no tempo e no espaço, o que amplia as fontes para as pesquisas em História da Educação Brasileira, na medida em que fornece indícios de configurações sociais, seus sujeitos e suas tramas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .