Práticas docentes de tutoria virtual em estágio curricular de educação infantil: contribuições de feedbacks na formação de professores

Autores

  • Aline Sommerhalder
  • Camila Marques dos Santos
  • Camila Tanure Duarte

Resumo

Refere-se a uma pesquisa realizada em um curso de Pedagogia, na modalidade EaD, de uma universidade pública federal que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Aborda as práticas docentes em tutoria virtual na disciplina “Estágio Supervisionado da Educação Infantil”, via Moodle. Objetivou identificar e discutir possíveis contribuições dos feedbacks de tutoras virtuais em diários reflexivos de estágio. Foram objetos de investigação feedbacks de duas tutoras virtuais, realizados em diários reflexivos de estágio, discutidos por meio da análise de conteúdo, na perspectiva qualitativa. Destaca-se que os feedbacks foram colaborativos como ações pedagógicas estimulando os estudantes a reflexão sobre as vivências de experiências no estágio, em especial sobre as realidades da escola de educação infantil e o cotidiano dos fazeres docentes. A tutoria virtual deve ser reconhecida como um trabalho docente relevante no processo de formação inicial de professores, quando esse se desenvolve por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-11-2016

Como Citar

SOMMERHALDER, Aline; SANTOS, Camila Marques dos; DUARTE, Camila Tanure. Práticas docentes de tutoria virtual em estágio curricular de educação infantil: contribuições de feedbacks na formação de professores. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2855. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda