Mundo moderno e crise na educação: uma crítica sobre os pressupostos básicos das pedagogias renovadas de meados do século XX
Resumo
Este artigo propõe a reflexão acerca da crise na educação como uma manifestação da crise do mundo moderno por meio da análise de três pressupostos básicos da educação moderna destacados por Hannah Arendt. Embora não haja a intenção de se discutir as concepções educativas e o cabedal de métodos e técnicas pedagógicos propostos pela Escola Nova, objetiva-se aqui abordar filosoficamente questões de cunho educacional e a relação entre aspectos fundantes da perspectiva moderna de educação e a crise do mundo contemporâneo. Para isso, este artigo debate a diferença entre a ideia de crise ‘da’ educação e crise ‘na’ educação; em seguida, trata da modernização pedagógica do século XX como uma expressão do pathos do novo; e, por fim, discute cada um dos pressupostos básicos da educação moderna apontados por Arendt em seu texto ‘A crise na educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .