Itinerário discente:
vestígios “dos jovens anos escolares” de Manoel Cabral Machado (1927-1937)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p33-48Resumo
Manoel Cabral Machado (1916-2009) foi um dos pioneiros professores do ensino superior e de um variado número de escolas do ensino secundário em Sergipe. Diante dos vastos caminhos percorridos por Cabral Machado neste estudo, analiso seu itinerário discente no recorte temporal de 1927 a 1937. A primeira data refere-se ao início dos estudos na cidade de Capela/SE, a segunda, concerne ao ano que concluiu o ensino secundário no Ginásio da Bahia em Salvador. Os registros das suas vivências nesses espaços foram vasculhados em diferentes arquivos privados e públicos, além das memórias registradas por ele nos seus últimos anos de vida, e entrevistas com o próprio Cabral Machado. O estudo concluiu que “professores-paradigma” são creditados como influenciadores dos caminhos percorridos pelo jovem estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .