Há uma horta no meio da cidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p157-178Resumo
Este texto ressalta as perspectivas ecologistas das práticas pedagógicas realizadas em 2018 com as turmas de graduação em Pedagogia e Geografia, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, permeadas por diálogos amorosos, estudos e problematizações de situações concretas que vivemos nos cotidianos como sujeitos históricos com capacidade de conhecer e intervir no mundo e com o mundo. Nosso desejo com esse artigo é apresentar movimentos de aprender e ensinar, que fazem parte das concepções do Projeto Narradores da Maré, com ênfase nos movimento ecologistas das práticas pedagógicas aqui expostas com narrativas e imagens. Nosso posicionamento se aproxima dos pensamentos de Paulo Freire e de Marcos Reigota conectados com as dimensões éticas, teóricas e metodológicas das perspectivas ecologistas de educação. Durante o semestre letivo criamos momentos de leituras, estudos e diálogos em sala de aula, oficinas de composteira, aulas de campo no centro histórico de Vitória e seminários de apresentação dos grupos de trabalhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .