Recreio escolar de crianças do ensino fundamental
estudo de panorama de produções científicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p823-838Palavras-chave:
Crianças, Recreio escolar, Brincar, Anos iniciais do ensino fundamentalResumo
O recreio é um tempo e espaço importante da rotina escolar embora pouco valorizado do ponto de vista pedagógico e educativo. Nesse sentido, é fundamental reconhecer que as experiências vividas pelas crianças nesse ambiente são importantes para sua aprendizagem e desenvolvimento. O que as pesquisas recentes, cuja temática foi o recreio escolar aponta? Portanto, esse estudo teve como objetivo identificar, analisar e apresentar produções científicas brasileiras recentes de estudos sobre o recreio escolar no Ensino Fundamental (anos iniciais). Foi realizado um levantamento das produções brasileiras na base de dados SCIELO e nas reuniões nacionais da Anped. Os dados encontrados foram organizados qualitativamente e analisados à luz do referencial teórico. As produções científicas descritas apresentaram apontaram (de forma direta ou indireta) o recreio escolar como um espaço-tempo importante da vivência lúdica infantil, de forma direta ou indireta. Ressaltam também que o recreio enseja múltiplas aprendizagens à criança mais pouco valorizadas pela escola. A identificação e o exame dessas produções mostrou que há pouca produção científica brasileira recente sobre essa temática, sendo que estas produções evidenciaram, em forma de pesquisa, que ainda há pouca valorização do recreio como contexto educativo para as crianças.
Downloads
Referências
CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FREIRE, P. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olha d’Água, 1993.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, número especial, p. 37-45, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179613967004. Acesso em: 15 mar. 2016.
LINCK, R. Hora do recreio! Processos de pertencimentos identitários juvenis nos tempos e espaços escolares. 2009. 145f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
MASCIOLI, S. A. Z. Brincar: um direito da infância e uma responsabilidade da escola. In: ANGOTTI, M. (org.). 3. ed. Educação infantil: para que, para quem e por quê? Campinas: Alínea, 2010. p. 27-39.
MARTINATI, A. Z.; ROCHA, M. S. P. M. L. "Faz de conta que as crianças já cresceram": o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 19, n. 2, p. 309-320, ago. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200309&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 nov. 2016.
MAZZOTI, A. J. A.; GEWANDZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999.
NEUENFELD, D. J. Recreio escolar: o que acontece longe dos olhos dos professores? Revista da Educação Física UEM, Maringá, v. 14, n. 1, p. 37-45, 2003.
PEDROSA, M. I.; CARVALHO. A. M. A interação social e a construção da brincadeira. Cad. Pesq., São Paulo, n. 93, p. 60-65, maio 1995.
RODRIGUES, M. M. P. Memórias do lado divertido da escola primária portuguesa. Revista História da Educação, Santa Maria, v. 19, n. 47, p. 213-227, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000300213&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 3 nov. 2016.
SOMMERHALDER, A.; ALVES, F. D. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender. Curitiba: CRV, 2011.
SOUZA, K. R. R. O recreio como lugar de pesquisa da cultura de pares infantis. In: REUNIÃO ANUAL NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt13_trabalhos_pdfs/gt13_2966_texto.pdf. Acesso em: 3 nov. 2016.
TONUCCI, F. Quando as crianças dizem: agora chega! Porto Alegre: Artmed, 2005.
WENETZ, I. STIGGER, M. P. ; MEYER, D. E. As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar. Rev. bras. educ. fís. Esporte, São Paulo, v. 27, n. 1, p.117-128, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092013000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 nov. 2016.
WENETZ, I. Gênero, corpo e sexualidade: negociações nas brincadeiras do pátio escolar. Cad. CEDES, Campinas, v. 32, n. 87, p. 199-210, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0101-32622012000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 nov. 2016.
ZANOTTO, L. et al. O brincar como prática social identificado em um grupo de crianças da zona rural. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 2, p. 245-260, maio/ago. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .