Professores Coordenadores Pedagógicos

um olhar para a atuação e os desafios profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p483-502

Palavras-chave:

Professor coordenador pedagógico, Atuação profissional, Processos formativos.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a atuação dos Professores Coordenadores Pedagógicos, do ensino fundamental II, em uma rede municipal paulista, destacando os desafios ainda encontrados, por esses profissionais, duas décadas após a implementação de suas funções. Por meio de um estudo exploratório-descritivo e questionários aplicados a 7 PCPs no ano de 2017 a pesquisa revelou um perfil de: profissionais experientes na docência; comprometidos com a formação continuada da equipe; defensores do HTPC como o maior espaço de formação e diálogo com os pares; parceiros da gestão da escola. Também revelou desafios no desempenho de suas funções tais como: dificuldade de autonomia devido as imposições políticas; lacunas na formação inicial; necessidade de formação continuada; falta de preparo e insegurança no desempenho do trabalho; desvio de funções; falta de apoio da Secretaria Municipal Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Onofre, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-São Carlos

A docente é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), professora e chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. É professora do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) e coordenadora de gestão do PIBID Pedagogia EaD/UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. 

Carolina Alves Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-São Carlos

Possui graduação em Letras - Alemão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Mestrado profissional em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar

Referências

ALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2003.

ALMEIDA, M. Isabel. Colóquio sobre política de formação de profissionais da educação do Estado de São Paulo. São Paulo: Cortez, 1998.

BARROSO, J. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, J. (org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 1996. p. 167-189.

BARROSO, João. Formação, projeto e desenvolvimento organizacional. In: CANÁRIO, Rui (org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora, 1997. p. 61-78.

BOGDAN, Roberto.; BIKLEN, Sari. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 jun. 2017.

BRUNO, Eliane. B.; ALMEIDA, Laurinda. R.; CHRISTOV, Luiza. H. (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2007.

CANDAU, Vera. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: MIZUKAMI, Maria. G. N.; REALI, Aline M. M. R. (org.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EduFSCar, 1996. p. 139-152.

CONTRERAS, J. A Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CHRISTOV, L. H. S. Coordenação pedagógica: três compromissos e uma rotina. São Paulo: Abril, 2010.

DELORS, J. (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília/São Paulo: MEC/UNESCO/Cortez, 1999.

FERNANDES, Maria José da Silva. Problematizando o trabalho do professor coordenador pedagógico nas escolas públicas estaduais paulistas. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2004.

FERNANDES, Maria José da Silva. A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulistas (1996-2007). 2008. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.

FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 799-814 out./dez. 2012.

FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012.

FUSARI, J. Carlos. Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP). 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997

GEGLIO, Paulo C. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: PLACCO, V.N.S.; ALMEIDA, L. R. (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIOVANNI, Luciana. M. A didática da pesquisa-ação: análise de uma experiência de parceria entre universidade e escolas públicas de 1º. e 2º. graus. 1994. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992. p. 63-78.

GUIMARÃES, Ana Archangelo et al. O Coordenador pedagógico e a educação continuada. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1999.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO GARCIA, Carlos. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. p. 77-91.

MARCELO, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de Metamorfose da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-14, jul./set. 2019.

OLIVEIRA, Carolina Alves de. O papel do(a) professor(a) coordenador(a) pedagógico(a) na formação em serviço dos(as) docentes do ensino fundamental II: uma análise dessa função em uma rede municipal de ensino do interior paulista. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1028.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 13-35.

OLIVEIRA, Juscelene da Silva; GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, Rio Verde, Goiás, v. 1, n. 1, p. 95-103, jan. 2013.

ONOFRE, M. R. O Programa de educação continuada da Secretaria Estadual de Educação (PEC/SEE/SP – 1997-98) na visão de docentes formadores, professores participantes e Especialistas de ensino. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Araraquara, 2000.

ORSOLON, L. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação na/da escola. In: ALMEIDA, Laurinda R.; PLACCO, Vera M. O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2001.

PALMA FILHO, J. C. A política educacional do Estado de São Paulo (1983-2008). Educação e Linguagem, São Paulo, v. 13, n. 21, p. 153-174, jan./jun. 2010.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional prático reflexivo. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. p. 93-114.

PÉREZ GÓMEZ, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza et al. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza et al. O coordenador pedagógico (CP) e o cotidiano das escolas: práticas educativas e formação de professores. Encontro nacional de didática e práticas de ensino – ENDIPE, 16., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2012.

SANFELICE, J. L. A política educacional do estado de São Paulo: apontamentos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, v. 17, n. 18, p. 146-159, jan./dez. 2010.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. A escola de cara nova. São Paulo: SEE, 1996a.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Resolução SE nº 28/1996. Dispõe sobre o processo de seleção, escolha e designação de docente para exercer as funções de Professor Coordenador, em escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas. São Paulo: SEE, 1996b.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Resolução SE nº 35/2000. Dispõe sobre o processo de seleção, escolha e designação de docente para exercer as funções de Professor Coordenador, em escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas. São Paulo: SEE, 2000.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Resolução SE nº 66/2006. Dispõe sobre o processo de seleção, escolha e designação de docente para exercer as funções de Professor Coordenador, em escolas da rede estadual de ensino. São Paulo: SEE, 2006.

SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, EDUSP, 1965.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

TAMBERLINI, Angela R. M. de B. Os ginásios vocacionais: a dimensão política de um projeto pedagógico transformador. São Paulo: Annablume, 2001.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no Magistério. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2000.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente três para trás? Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr./jun. 2013.

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Política e administração de pessoal docente: um estudo sobre a Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1988.

ZEICHNER, Ken M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

ZEICHNER, Ken M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação: Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-503, set./dez. 2010.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

ONOFRE, Márcia Regina; OLIVEIRA, Carolina Alves. Professores Coordenadores Pedagógicos: um olhar para a atuação e os desafios profissionais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 483–502, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p483-502. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3663. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda