Educação e política

uma análise dialética da educação em tempos de “neutralidade” política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p873-891

Palavras-chave:

Política, Dialética, Educação

Resumo

Uma das discussões de maior visibilidade no momento atual na educação brasileira é a proposta de separação, ou defesa da “neutralidade” na relação entre educação e política, levada adiante pelo movimento Escola Sem Partido. Esse artigo se insere nessa discussão com o objetivo principal de problematizar as contradições inerentes a esse debate. Para tanto, utilizamos como metodologia de análise os princípios do materialismo histórico dialético, que nos permitirá explicitar que educação e política como entes separados mostra-se como algo impossível. A educação escolar é política em sua essência, ao ser o espaço de introjeção de normas, conhecimentos e, no modo de produção vigente, é um espaço de lutas. Com isso, vemos que a defesa de uma escola “apolítica” é de interesse de uma política que busca a domesticação de um povo, que, mais do que conseguir criar uma lei específica sobre esse tema, busca inibir qualquer foco de resistência que possa surgir num espaço como a escola.

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Biografia do Autor

João Mendes da Rocha Junior, Secretária de Estado da Educação - PR

Mestre em Educação pela UNICENTRO-PR. Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná. 

Adair Ângelo Dalarosa, UNICENTRO

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO-PR.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

ROCHA JUNIOR, João Mendes da; DALAROSA, Adair Ângelo. Educação e política: uma análise dialética da educação em tempos de “neutralidade” política. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 873–891, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p873-891. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3667. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda