Trajetória de professores das escolas multisseriadas do Munícipio de Concórdia/SC e suas práticas educativas (1950-1970)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p795-822Palavras-chave:
Escolas multisseriadas, Profissão docente, Práticas educativasResumo
Concórdia/SC tornou-se município em 1934 e sua economia estava assentada na agricultura de subsistência nas pequenas propriedades rurais familiares. Nesse contexto se desenvolve uma rede de escolas multisseriadas que tem por objetivo a alfabetização da população do campo. Este trabalho apresenta a trajetória de um grupo de professores das escolas multisseriadas do Município e analisa as práticas educativas desenvolvidas por estes profissionais e que caracterizaram as escolas, considerando-se o contexto socioeconômico do município. De caráter qualitativo, foram realizadas oito entrevistas que exploraram os temas formação, planejamento, processo de aprendizagem, métodos de ensino e sistema de avaliação. As práticas educativas das escolas se caracterizaram tradicionais e a diversidade é um aspecto positivo no processo de aprendizagem, bem como o papel dos professores na comunidade.
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