Cartas para Guimarães Rosa

palavras e imagens e sertões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p391-411

Palavras-chave:

Sertão, Cartografia, Educação visual.

Resumo

Caro Guimarães Rosa, segue apenas esse bilhete daquilo que ainda irá chegar até você. Estou a escrever cartas e preparando algumas imagens para te mostrar alguns dos resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo compreender quais imagens têm sido produzidas a partir do tema “sertão” e quais podemos produzir, especialmente relacionadas à sua obra. Quero te mostrar como temos lido suas obras e nos inspirado nos seus sertões para criarmos nossas paisagens e sertões. Para isso, fizemos uso da cartografia como metodologia, sendo a paisagem e a educação visual os principais conceitos com os quais operamos. Você sabe que na academia e nas Pesquisas em Educação, o texto e a palavra têm sido os grandes protagonistas. Nas suas obras, as palavras são precisas e preciosas e provocam a nossa imaginação. As imagens nem sempre têm o mesmo status que o texto e o corpo nem se fale. Pois, nestas cartas, o corpo está diretamente envolvido, presente, caminhante e se deixa embebedar pelas palavras e a produzir imagens. Aguarde!

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Biografia do Autor

Giovana Scareli, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei , Brasil.

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

SCARELI, Giovana. Cartas para Guimarães Rosa: palavras e imagens e sertões. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 391–411, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n2p391-411. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3767. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Arte-fatos: tensões e(m) possibilidades entre cultura, pesquisa e educa