A cosmologia negra para os estudos de comunicação e música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p455-472

Palavras-chave:

Cena musical decolonial, Heavy metal, Valhalla.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir a potência em se desenvolver uma perspectiva decolonial para se pensar as manifestações urbanas da cena musical de Will Straw e contribuir, desta forma, para os estudos de Comunicação e Música, bem como, para o campo da Educação. Para isso, tomamos como ponto de partida o Valhalla Rock Bar da cidade de Mossoró-RN. Observamos assim a possibilidade de ampliarmos a epistemologia, o campo de análise e de reflexão ao incluirmos elementos da cosmologia negra e, assim, não restringirmo-nos às epistemologias eurocentradas e norte-americanas. Desta forma, diferentemente de outras análises de cena musical global, pudemos identificar características e peculiaridades endógenas, bem como, possibilitamos aberturas para se pensar outras manifestações culturais e outros perfis identitários, que não sejam restritos à cultura masculina e branca tão comum a bares como o Valhalla

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Biografia do Autor

Tobias Arruda Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil(2019)
Professor Adjunto II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , Brasil.

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

QUEIROZ, Tobias Arruda. A cosmologia negra para os estudos de comunicação e música . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 455–472, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n2p455-472. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3772. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Arte-fatos: tensões e(m) possibilidades entre cultura, pesquisa e educa