A cosmologia negra para os estudos de comunicação e música
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p455-472Palavras-chave:
Cena musical decolonial, Heavy metal, Valhalla.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de refletir a potência em se desenvolver uma perspectiva decolonial para se pensar as manifestações urbanas da cena musical de Will Straw e contribuir, desta forma, para os estudos de Comunicação e Música, bem como, para o campo da Educação. Para isso, tomamos como ponto de partida o Valhalla Rock Bar da cidade de Mossoró-RN. Observamos assim a possibilidade de ampliarmos a epistemologia, o campo de análise e de reflexão ao incluirmos elementos da cosmologia negra e, assim, não restringirmo-nos às epistemologias eurocentradas e norte-americanas. Desta forma, diferentemente de outras análises de cena musical global, pudemos identificar características e peculiaridades endógenas, bem como, possibilitamos aberturas para se pensar outras manifestações culturais e outros perfis identitários, que não sejam restritos à cultura masculina e branca tão comum a bares como o Valhalla
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