Cartas autobiográficas de formação e profissão

experiências de um professor-pesquisador-extensionista de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p375-390

Palavras-chave:

Cartas, Autobiografia, Educação ambiental.

Resumo

As cartas têm sido utilizadas como dispositivo de pesquisa no campo da Educação e, para este artigo, são apresentadas duas cartas, com a centralidade na Educação Ambiental: a primeira, anuncia o passado, ou seja, a trajetória de formação e profissão de um pesquisador-extensionista de uma universidade pública baiana e que foi apresentada na sua promoção para professor pleno; a segunda é o registro para se lançar ao futuro, pois é uma carta escrita para uma criança de onze anos.  A inspiração teórica e metodológica se dá a partir as narrativas (auto)biográficas, que tem possibilitado potencializar as narrativas epistolares como instrumento da produção textual e de conhecimento.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possuo graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizei Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense (2014-2015). Sou Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e, além de ensinar para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação (UEFS) e Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS).

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

BARZANO, Marco Antonio Leandro. Cartas autobiográficas de formação e profissão: experiências de um professor-pesquisador-extensionista de Educação Ambiental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 375–390, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n2p375-390. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3775. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Arte-fatos: tensões e(m) possibilidades entre cultura, pesquisa e educa