Por que uma Zona de Investigações Poéticas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p35-54

Palavras-chave:

Pesquisa, Poética, Amizade, Homo academicus

Resumo

Neste ensaio procuramos responder à pergunta “Por que uma Zona de Investigações Poéticas (ZIP)?”, situando-a no contexto político-educacional de nosso país. Trazemos a noção de Zona Autônoma Temporária anunciada por Hakim Bey, compreendendo a poética como um modo de fazer e a política uma forma de viver-junto. Apresentamos a figura da amizade pelo viés pré-individual, não limitando-a à relação entre sujeitos ou às imagens unitárias de Ego e Grupo. Com Agamben e Ortega pensamos a amizade enquanto experiência poética e política, em que os sujeitos são vaporizados de seus lugares de intimidade, forjados e forçados a outras configurações na relação com o mundo e sob circuitos de afetos diversos. Com Dardot e Laval trazemos a noção de cosmocapitalismo como força colonizadora do inconsciente acadêmico, através do que Bordieu chama de homo academicus. Para além de um Grupo de Pesquisa, a ZIP é defendida como território a ser cartografado e como fantasia de convivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Bedin Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como foco de pesquisa a temática das Políticas do Texto. Organizador da Coleção Dicionário Raciocinado das Licenciaturas (CNPq e Editora Sulina).  É um dos líderes do grupo de pesquisa CNPq Cabeça de Criança: arte, educação, filosofia e infâncias (AEFI). Integrante do NUPPEC ? Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura.

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professor no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Pesquisa estratégias de criação nos âmbitos da didática e da formação docente.

Marcos da Rocha Oliveira , Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professor Colaborador Voluntário na UERGS. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Educação como Bolsista CAPES - PPGEDU/UFRGS, na linha de pesquisa Filosofia da Diferença e Educação. 

Alexandre Sobral Loureiro Amorim, Coordenação Médica da UPA 24 horas Hugo Simões Lagranha - Canoas/RS

Médico sanitarista e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também mestre em Saúde Coletiva (pela UFRGS) e especialista em Saúde da Família com enfoque multiprofissional (pela PUC-PR). Atualmente exerce a Coordenação Médica da UPA 24 horas Hugo Simões Lagranha (Canoas/RS) e presta Assessoria Técnica para o Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas. Atua ainda como Tutor do Programa Mais Médicos para o Brasil, já tendo composto inclusive a Comissão Pedagógica Nacional e a Comissão Coordenadora Estadual do Programa. Atuou como professor de Saúde Coletiva no Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e no Curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR).

Eduardo Guedes Pacheco , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de Pesquisa Filosofias da Diferença e da Educação. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, tem seu trabalho voltado para a formação de professores interessados em problematizar sobre a arte dentro do contexto educacional. Atua como instrumentista solo de percussão procurando trabalhar em espaços identificados com a educação, na perspectiva de aproximar o fazer artístico das discussões que envolvem o campo da Educação.

Édio Raniére , Universidade Federal de Pelotas

Pós-Doutorado em Filosofia pela Université Paris-Nanterre. Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, onde coordena o Laboratório de Arte e Psicologia Social: LAPSO. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Suas principais pesquisas concentram-se em dois eixos temáticos: 1) Medidas Socioeducativas; 2) Ressonâncias entre Arte e Psicologia Social. Interessa-se pelas obras de Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche e Anne Sauvagnargues.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O amigo. In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 78-92.

ALŸS, Francis. Sometimes doing something poetical can become political and sometimes doing something political can become poetical. Nova York: David Zwirner Gallery, 2007.

ANTUNES, A.; FROMER, M.; BRITTO, S. Comida. Música (3:57 min). In: ÁLBUM de estúdio de Titãs. Jesus não tem dentes no país dos banguelas. Rio de Janeiro: Gravadora WEA, 1987.

AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014.

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BEY, Hakim. Zonas autônomas. Porto Alegre: Deriva, 2010.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a experiência limite. São Paulo: Escuta, 2007.

BLANCHOT, Maurice. L’Amitié. Paris: Gallimard, 2010.

BOURDIEU. Pierre. Homo academicus. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

BRISANT, Ni. Se eu tivesse meu próprio dicionário. São Paulo: Selin Trovoar, 2018.

CARNEIRO, Beatriz S. Arte: máquina de guerra. Verve, São Paulo, n. 11, p. 218-232, jan./jun. 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/download/5189/3722. Acesso em: 5 out. 2020.

COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. São Paulo: n-1 edições, 2016.

COSTA, Cristiano Bedin da; MUNHOZ, Angélica Vier; LULKIN, Sergio (org.). Porque esperamos: notas sobre a docência, a obsolescência e o vírus. Porto Alegre: UFRGS, 2020.

COSTA, Luciano Bedin. AMORIM, Alexandre Sobral. Introdução à teoria das linhas para a cartografia. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 14, n. 3, p. 912-933, set./dez. 2019, p. 912-933. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8045/4450. Acesso em: 18 fev. 2021.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Editora Boitempo, 2017.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Devir-Intenso, Devir-Animal, Devir-Imperceptível. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997b. v. 4, p. 11-113.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Tratado de nomadologia: a máquina de guerra. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997a, p.11-110. v. 5.

FOSTER, Hall. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

HAN, Byung-Chul. Topologia da violência. Petrópolis: Vozes, 2017.

JACQUES, Paola B. (org). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

MELO, Tarso de. Quando a delicadeza é uma afronta. In: CULT: antologia poética #2. São Paulo: Revista Cult, 2019.

ORTEGA, Francisco. Por uma ética e uma política da amizade. Caderno de Leituras, Belo Horizonte, n. 109, p. 1-17, jul. 2020. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2020/07/cad109-por_uma_etica_e_uma_politica_da_amizade-francisco_ortega.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.

PRECIADO, Paul B. Aprendendo do vírus. São Paulo: Editora n-1, 2020. E-book.

QUATRO, Fred Zero; SCIENCE, Chico. Caranguejos com Cérebro. In: MANGUEBIZZ. O surgimento do Manguebeat. Rio de Janeiro: 21 nov. 2013. Disponível em: https://manguebizz.wordpress.com/2013/11/21/o-surgimento-do-manguebeat/. Acesso em: 4 out. 2020.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

SANT’ANNA JUNIOR, A. de. et al. (a senha é amor). In: MUNHOZ, A.; COSTA, C. B. da; LULKIN, S. (org.). Porque esperamos [notas sobre a docência, a obsolescência e o vírus]. Porto Alegre: UFRGS, 2020. p. 60-66. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=001115604&loc=2020&l=678667c8fd761043. Acesso em: 3 out. 2020.

SARTRE, Jean Paul. Entre quatro paredes. Porto Alegre: Deriva, 2006.

SCRAMIM, Susana. HONESKO, Vinícius. Apresentação. In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 9-22.

SIMONDON, Gilbert. A individuação à luz das noções de forma e de informação. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2020.

TAVARES, Gonçalo. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Caminho, 2013.

VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 2007.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

COSTA, Luciano Bedin; COSTA, Cristiano Bedin da; OLIVEIRA , Marcos da Rocha; AMORIM, Alexandre Sobral Loureiro; PACHECO , Eduardo Guedes; RANIÉRE , Édio. Por que uma Zona de Investigações Poéticas?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, p. 35–54, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p35-54. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4070. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Investigações poéticas e cocriação entre pensamento e vida