Por que brincar na Educação infantil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id4173

Palavras-chave:

brincar, educação infantil, atividade principal.

Resumo

O brincar apresenta-se como prática habitual na Educação infantil. Mas por que brincar? Partindo dessa pergunta, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o brincar e a brincadeira têm sido abordados e quais têm sido as contribuições das pesquisas para a formação continuada de professores dessa etapa educativa. Logo, utilizando como referencial teórico                   uma perspectiva histórico cultural, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO e Periódicos Capes, a fim de encontrar materiais sobre a temática, publicados entre 2010 e 2020. Os resultados demonstram que, constantemente, o brincar ainda é tratado de forma desarticulada com os diferentes momentos da infância. Os textos destacam a importância da compreensão do brincar na infância para o estabelecimento de recursos e estratégias em propostas de planejamento sistematizadas. Por fim, percebe-se que a formação de professores da Educação infantil é um aspecto que merece mais atenção, em especial para que tais profissionais considerem a periodização do desenvolvimento infantil na proposição de recursos e estratégias de forma planejada e sistemática.

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Biografia do Autor

Lorrine Borges Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Educação Infantil. 

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Possui graduação em Psicologia pela UFRN. Mestrado em Psicologia Social pela PUC/SP e doutorado em Psicologia pela UFBA. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

PINTO, Lorrine Borges; RIBEIRO, Cynara Teixeira. Por que brincar na Educação infantil? . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024057, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id4173. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4173. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda