Por que brincar na Educação infantil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id4173

Palavras-chave:

brincar, educação infantil, atividade principal.

Resumo

O brincar apresenta-se como prática habitual na Educação infantil. Mas por que brincar? Partindo dessa pergunta, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o brincar e a brincadeira têm sido abordados e quais têm sido as contribuições das pesquisas para a formação continuada de professores dessa etapa educativa. Logo, utilizando como referencial teórico                   uma perspectiva histórico cultural, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO e Periódicos Capes, a fim de encontrar materiais sobre a temática, publicados entre 2010 e 2020. Os resultados demonstram que, constantemente, o brincar ainda é tratado de forma desarticulada com os diferentes momentos da infância. Os textos destacam a importância da compreensão do brincar na infância para o estabelecimento de recursos e estratégias em propostas de planejamento sistematizadas. Por fim, percebe-se que a formação de professores da Educação infantil é um aspecto que merece mais atenção, em especial para que tais profissionais considerem a periodização do desenvolvimento infantil na proposição de recursos e estratégias de forma planejada e sistemática.

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Biografia do Autor

  • Lorrine Borges Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Educação Infantil. 

  • Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

    Possui graduação em Psicologia pela UFRN. Mestrado em Psicologia Social pela PUC/SP e doutorado em Psicologia pela UFBA. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

13-12-2024

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Por que brincar na Educação infantil? . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024057, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id4173. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4173. Acesso em: 13 dez. 2025.