O aprender a ser professora na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p585-602

Palavras-chave:

Professora iniciante, Educação infantil, Dificuldades e desafios.

Resumo

O artigo apresenta um recorte de pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de iniciação à docência de professoras de Educação Infantil identificando suas dificuldades e desafios. De cunho qualitativo, utilizou como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com cinco professoras iniciantes de um Centro de Educação Infantil da rede privada da cidade de Campo Grande/MS. Os resultados da pesquisa indicam como maiores dificuldades o gestar o trabalho da rotina diária com as crianças pequenas, como a troca de fraldas, o choro, as mordidas, a alimentação, o banho, o domínio da sala e o planejamento das atividades. Em contrapartida, ressaltaram o bom clima escolar existente na instituição educativa pesquisada. Esse apoio é decisivo para as professoras se sentirem pertencentes ao espaço  institucional, motivando-as a vencer as dificuldades e permanecer na profissão.

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Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco, especialização em Psicopedagogia e Sóciopsicomotricidade Ramain Thiers, Mestrado em Educação - Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco e Doutorado em Desenvolvimento Local pela Universidade Complutense de Madri. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Áreas de atuação: Educação Indígena; Formação de Professores; Processos Ensino Aprendizagem; Desenvolvimento Local/sustentabilidade; Infância e Educação Infantil. Linhas de Pesquisa: Educação Indígena; Processos de Ensino Aprendizagem; Infância e Educação Infantil; Formação de professores.

Ana Carla Amorim, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da docência na Infância - GEPDI.

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

BROSTOLIN, Marta Regina; AMORIM, Ana Carla. O aprender a ser professora na educação infantil. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 585–602, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p585-602. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4512. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda