Mirando as raias entre Portugal e Espanha

um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438

Palavras-chave:

Formação contínua de professores, Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional, Diversidade cultural e linguística.

Resumo

O artigo objetiva um diálogo sobre a formação contínua de professores, perspectivada como investigação-ação-formação, em contextos de diversidade cultural e linguística. Inicia entretecendo os conceitos subjacentes à reflexão pretendida para afirmar a posição epistemológica das autoras ao argumentarem em favor de processos formativos dialógicos e colaborativos, protagonizados pelos professores, voltados à (trans)formação e ao desenvolvimento profissional docente, situados no lócus da profissão e enredados na prática profissional. Estabelecido o cenário teórico, apresenta-se uma proposta de formação contínua a ser vivificada por professores em escolas de fronteiras, nas raias entre Portugal e Espanha, onde a diversidade cultural e linguística é o cerne das ações educativas. A interlocução situa e evidencia o caráter histórico-social da formação docente e joga luz sobre as subjetividades que entrelaçam os saberes e os fazeres dos professores na constituição de uma ecologia de conhecimentos que alicerça a sua práxis pedagógica.

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Biografia do Autor

Márcia Alexandra Leardine , Universidade de Aveiro

Doutoranda em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro; Mestre em Educação - Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas, através do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Francisco, pós graduação em Educação e Psicopedagogia, pela Universidade Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialização em Neurociência, Instituto Saber. 

Maria Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro

Professora Catedrática do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (Portugal), onde lecciona e orienta alunos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento na área da Formação de Professores de Línguas. Obteve o doutoramento em Didática em 1994 na Universidade de Aveiro (UA). É Coordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF (desde 2016) e Diretora do Programa de Doutoramento em Educação da UA (desde 2014). É também membro fundador do Laboratório Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), co-coordenado até 2019.

Andrea Alves Ulhôa, Universidade de Aveiro

Licenciada em Pedagogia (PUC GO/Brasil) e Mestre em Educação, percurso Formação de Professores e Organização Escolar (UFMT/Brasil); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFG/Brasil) e em Formação de Professores (PUC GO/Brasil). Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro, no percurso Didática e Desenvolvimento Curricular. Atua como docente no ensino superior, em cursos de formação inicial de professores e como coordenadora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Brasil, no acompanhamento pedagógico às unidades educacionais e na formação contínua de professores da rede pública de ensino.

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

LEARDINE , Márcia Alexandra; SÁ, Maria Helena Araújo e; ULHÔA, Andrea Alves. Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 423–438, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4788. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores