Frequência com que professores de Física utilizam estratégias de ensino associadas à aprendizagem significativa

estudo envolvendo a percepção dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4987

Palavras-chave:

estratégias de aprendizagem, ensino de física, ação docente.

Resumo

O presente artigo relata um estudo desenvolvido com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo estava em identificar com que frequência estratégias de ensino associadas à Aprendizagem Significativa são utilizadas em aulas da componente curricular Física. A amostra da pesquisa contou com 201 alunos de dez turmas, sob a regência de cinco professores. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários estruturada na escala Likert de cinco pontos e com 46 assertivas divididas em seis categorias (Trabalho Aberto, Motivação, Meio, Criatividade, Mapa Conceitual e Adaptação Curricular). O questionário foi uma tradução e adaptação de outro já elaborado e validado na literatura a partir do discutido no Método Ballester, referente a ações didáticas associadas a promover a aprendizagem significativa. Os dados apontam que, em termos das estratégias de ensino vinculadas ao Método Ballester, os docentes investigados apresentam tendência a utilizar as variáveis mencionadas por Ballester, todavia, algumas se mostraram aquém do desejado, como é o caso do Meio e Mapa Conceitual.

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Biografia do Autor

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

    Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Professora titular no Curso de Física na Universidade de Passo Fundo.  Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) na UPF. Pesquisadora na área da Educação Cientifica e Tecnológica (Ensino de Física), investigando temas associados as Atividades Experimentais (Laboratório didático), a metacognição como recurso estratégico para aprender e ensinar Física, a alfabetização científica, interdisciplinaridade e Robótica Educacional Livre. 

  • Diana da Rosa Limberger, Universidade de Passo Fundo

    Graduada em Física pela Universidade de Passo Fundo.

  • Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Educação em Ciências Mestre em Ensino de Física Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

13-12-2023

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Frequência com que professores de Física utilizam estratégias de ensino associadas à aprendizagem significativa: estudo envolvendo a percepção dos estudantes. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023042, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4987. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4987. Acesso em: 15 dez. 2025.