Jogando o jogo

análise sobre a participação de docentes convocados nos processos seletivos simplificados em uma universidade pública estadual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5211

Palavras-chave:

habitus, trabalho temporário, trabalho docente.

Resumo

As medidas de tendência neoliberal têm implicado em contratações temporárias no ensino superior brasileiro. Nesse contexto, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), apresenta um quadro de docentes elevado com contratos precários de trabalho. Diante desse cenário, questiona-se quais são as consequências para o trabalho docente em face da manutenção de cargos temporários na UEMG. À luz da teoria bourdieusiana, este artigo visa analisar as implicações da participação dos docentes convocados da UEMG nos editais de Processos Seletivos Simplificados (PSSs). A pesquisa é qualitativa e contou com levantamento bibliográfico e 10 entrevistas semiestruturadas com professores temporários de uma das unidades da UEMG. A baixa pontuação para alguns quesitos provoca o desestímulo na execução de algumas atividades por parte desses docentes, que priorizam o que irá lhes proporcionar chances de continuarem jogando o jogo, trabalhando nessa universidade pública estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelino Francklin, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFSCar. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Possui Licenciatura Plena em História pelo UNIFEG, Licenciatura Plena em Filosofia pela UFLA e Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNIFRAN. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação pela UFOP. Na UEMG, Unidade Passos, já atuou como Coordenador dos cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação e professor efetivo nível VI, grau A, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História; membro do Conselho Departamental e membro do Comitê Interno de Pesquisa na área de Ciências Humanas.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara. Atualmente é professora associada do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

FRANCKLIN, Adelino; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Jogando o jogo: análise sobre a participação de docentes convocados nos processos seletivos simplificados em uma universidade pública estadual. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024018, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5211. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5211. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda