Cocar e lápis
a peleja de um cacique pela escola indígena
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5225Palavras-chave:
educação escolar indígena, etnoeducação, Sateré-Mawé.Resumo
Este trabalho objetiva revelar a percepção do cacique da etnia Sateré-Mawé sobre a implantação da educação escolar indígena para as crianças em sua aldeia. A investigação permite refletir e entender conceitos como etnoeducação, colonização e decolonização, por mostrar a luta solitária do líder indígena em busca dos direitos à educação diferenciada. A pesquisa de campo se deu dentro da aldeia indígena Nossa Senhora Aparecida, às margens do rio Mamuru, no município de Juruti - PA, divisa com o Estado do Amazonas. A coleta de dados ocorreu através da escuta da História Oral (HO) do morubixaba e a partir de saída de campo. Em suas falas significativas, o Tuissá vê a escola como um campo de descolonização do pensamento e nicho de reflorestamento de sua cultura. Para que isso se efetive, é necessário garantir a execução do direito etnoeducacional ao seu povo para reflorestar mentes e corações de seus irmãos indígenas que sofreram com banimento e sujeição da cultura de seus ancestrais.
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