Método de ensino e o efeito no desenvolvimento cognitivo e afetivo de estudantes de contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5262

Palavras-chave:

role-play , método de ensino, quase-experimento.

Resumo

Na busca por uma educação de qualidade, os professores buscam estratégias que estimulem o aprendizado, motivem e ajudem no desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, este estudo se propõe a analisar se o uso da técnica de ensino de dramatização (role-play), como ferramenta complementar para a resolução de exercícios de aula, é capaz de influenciar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes de contabilidade, auxiliando na construção do conhecimento. Para atingir esse objetivo, foi realizado um quase-experimento com alunos do 4º semestre do curso de Contabilidade de uma Instituição Federal, avaliando o desenvolvimento cognitivo e o afetivo alcançado, com base na taxonomia de Bloom. Os resultados mostram que o uso da dramatização proporcionou um nível mais profundo de aprendizado, além de contribuir para a motivação estimulando a comunicação e a reflexão nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Urrutia Heinz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Ciências Contábeis e mestrado em Contabilidade (linha de Educação e Pesquisa). Atualmente é Doutoranda do Programa de Educação em Ciências da Federal do Rio Grande - FURG, Instituição da qual é técnica administrativa em educação. 

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Publicado

05-09-2024

Como Citar

HEINZ, Michele Urrutia; QUINTANA, Alexandre Costa; CRUZ, Ana Paula Capuano da. Método de ensino e o efeito no desenvolvimento cognitivo e afetivo de estudantes de contabilidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024032, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5262. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5262. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda