A relação entre pré-escola e família em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5281Palavras-chave:
relação família-escola, ensino remoto, diálogo.Resumo
A construção e manutenção dos vínculos entre famílias e instituições educacionais representaram um desafio significativo durante o período pandêmico. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou a influência desse momento histórico na Educação Infantil. O objetivo foi o de compreender a relação entre família e pré-escola durante a pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utilizou entrevistas semiestruturadas com professoras e responsáveis pelas crianças como principal procedimento metodológico. Os resultados indicaram que tanto os familiares quanto as docentes precisaram se adaptar ao ensino remoto, (re)formulando estratégias de interação mediadas por tecnologias digitais para preservar os vínculos e implementar propostas pedagógicas com as crianças. O estudo também revela o impacto da pandemia nas rotinas diárias, particularmente, pelo aumento da carga de trabalho. Apesar das dificuldades enfrentadas, as participantes destacaram que algumas ações foram bem-sucedidas na consolidação da parceria entre família e pré-escola e sugeriram que essas práticas devam ser incorporadas ao atendimento presencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joyce Lima Brandão, Marta Regina Paulo da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















