A relação entre pré-escola e família em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5281Palavras-chave:
relação família-escola, ensino remoto, diálogo.Resumo
A construção e manutenção dos vínculos entre famílias e instituições educacionais representaram um desafio significativo durante o período pandêmico. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou a influência desse momento histórico na Educação Infantil. O objetivo foi o de compreender a relação entre família e pré-escola durante a pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utilizou entrevistas semiestruturadas com professoras e responsáveis pelas crianças como principal procedimento metodológico. Os resultados indicaram que tanto os familiares quanto as docentes precisaram se adaptar ao ensino remoto, (re)formulando estratégias de interação mediadas por tecnologias digitais para preservar os vínculos e implementar propostas pedagógicas com as crianças. O estudo também revela o impacto da pandemia nas rotinas diárias, particularmente, pelo aumento da carga de trabalho. Apesar das dificuldades enfrentadas, as participantes destacaram que algumas ações foram bem-sucedidas na consolidação da parceria entre família e pré-escola e sugeriram que essas práticas devam ser incorporadas ao atendimento presencial.
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