Trabalho infantil e a escola do campo

reflexões teóricas sobre o trabalho como princípio educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5321

Palavras-chave:

princípio educativo, trabalho infantil, escola do campo.

Resumo

Este artigo discute o trabalho infantil e a escola do campo, considerando o princípio educativo contido na categoria trabalho, na relação com a educação da classe trabalhadora camponesa e seus filhos. Para tanto, adota-se os pressupostos epistemológicos do materialismo histórico dialético, realizando uma discussão teórica e conceitual, a partir de uma investigação de cunho bibliográfico. É possível observar que a concepção de trabalho de crianças no âmbito da agricultura familiar camponesa constitui-se como organismo de socialização, na relação que o camponês imprime sobre a terra por meio de práticas agroecológicas, permitindo o princípio educativo do trabalho, em contraposição a forma perversa de exploração do trabalho de crianças. Conclui-se que a escola do campo, atrelada às contribuições do trabalho como princípio educativo na formação de crianças da classe trabalhadora do campo, reforça a luta por uma nova ordem social e novo projeto societário de campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

    Possui Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente é Tutor Educacional na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) onde trabalha com a formação contínua de professores.

  • Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, sendo bolsista FAPEAM. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas.  

  • Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas.

Downloads

Publicado

23-08-2024

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Trabalho infantil e a escola do campo: reflexões teóricas sobre o trabalho como princípio educativo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024026, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5321. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5321. Acesso em: 13 dez. 2025.