Trabalho infantil e a escola do campo
reflexões teóricas sobre o trabalho como princípio educativo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5321Palavras-chave:
princípio educativo, trabalho infantil, escola do campo.Resumo
Este artigo discute o trabalho infantil e a escola do campo, considerando o princípio educativo contido na categoria trabalho, na relação com a educação da classe trabalhadora camponesa e seus filhos. Para tanto, adota-se os pressupostos epistemológicos do materialismo histórico dialético, realizando uma discussão teórica e conceitual, a partir de uma investigação de cunho bibliográfico. É possível observar que a concepção de trabalho de crianças no âmbito da agricultura familiar camponesa constitui-se como organismo de socialização, na relação que o camponês imprime sobre a terra por meio de práticas agroecológicas, permitindo o princípio educativo do trabalho, em contraposição a forma perversa de exploração do trabalho de crianças. Conclui-se que a escola do campo, atrelada às contribuições do trabalho como princípio educativo na formação de crianças da classe trabalhadora do campo, reforça a luta por uma nova ordem social e novo projeto societário de campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .