Análise das estratégias adotadas por iniciativas de educação não formal para inserção de meninas na ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5325

Palavras-chave:

mulheres na ciência, gênero, divulgação científica.

Resumo

Historicamente, as mulheres foram excluídas, inferiorizadas ou invisibilizadas na ciência, o que influencia a percepção que crianças e adolescentes fazem desta área e de seus profissionais, resultando em uma baixa participação de mulheres em determinadas carreiras científicas. Como meio de transformar essa realidade, estão as iniciativas de educação não formal que visam à inserção de meninas na ciência. Este estudo realizou um levantamento de projetos dessa natureza publicados em periódicos científicos e analisou as estratégias utilizadas por eles, com base na teoria da satisfação cultural de Georges Snyders e dos estudos de gênero de bell hooks e Londa Schiebinger. Este artigo traz reflexões acerca de aspectos que se destacaram durante a análise das publicações, que podem colaborar para entender as potencialidades e necessidades deste tipo de iniciativa. Nota-se a predominância de atividades que destacam a representatividade feminina na ciência, de iniciação científica, o uso de produtos culturais e trabalho em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Sirvinskas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Atualmente, é mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo e atua como professora de ciências de educação básica na rede municipal de Boituva (SP).

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, título de Mestre e Doutor em Ensino de Ciências na modalidade de Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Física, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Boituva/SP e Professor Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, Câmpus São Paulo. 

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

SIRVINSKAS, Érica; GOMES, Emerson Ferreira. Análise das estratégias adotadas por iniciativas de educação não formal para inserção de meninas na ciência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024049, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5325. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5325. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda