UMA CAMINHADA DO SINGULAR AO PLURAL

LETRAMENTOS DENTRO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5330

Palavras-chave:

letramento, letramentos, formação continuada.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais concepções de letramento apoiam as práticas docentes no tocante à leitura no território dos anos iniciais da educação básica. Essa proposta se justifica pelas necessidades inerentes às relações de sentido imbricadas na leitura como instrumento de poder em meio a uma sociedade que retrata as diversas culturas do escrito. Os dados para análise foram extraídos de narrativas escritas por professores no início e no final de cinco encontros formativos, a partir de um instrumento denominado, ilustrativamente, como “cápsula do tempo”. Neste movimento, percebeu-se como ancorar as atividades leitoras desenvolvidas em sala de aula para além da decodificação do sistema alfabético, observando a pluralidade na perspectiva dos letramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Machado Teixeira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL - Araranguá). Mestrado em Educação - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutoranda em Educação - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professora dos Anos Iniciais no município de Arroio do Sal. Integrante do grupo de Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos/UERGS.

Mônica de Souza, Universidade Estadual do Rio grande do Sul (UERGS)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre do Programa de Pós-graduação da Universidades Estadual do Rio Grande do Sul. Professora dos Anos Iniciais nos municípios de Terra de Areia/RS e Capão da Canoa/RS. Integrante do grupo de Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos/UERGS.

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio grande do Sul (UERGS)

Possui Graduação em Letras. Mestrado em Letras- Área de Concentração-Linguística Aplicada.  Doutorado em Linguística. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Docente no Programa de Pós-Graduação -Mestrado Profissional em Educação/ UERGS.

Downloads

Publicado

24-03-2025

Como Citar

TEIXEIRA, Ana Paula Machado; SOUZA, Mônica de; SILVA, Veronice Camargo da. UMA CAMINHADA DO SINGULAR AO PLURAL: LETRAMENTOS DENTRO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025011, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5330. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5330. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda