DO LAR ÀS SALAS DE AULA

O TRABALHO COTIDIANO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA EM JORNAIS LOCAIS NA DÉCADA DE 1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5361

Palavras-chave:

história, educação, professoras.

Resumo

O presente trabalho pretende analisar o trabalho cotidiano das professoras da educação primária e secundária publicado nos jornais locais na década de 1950, marcada pelo projeto do nacional-desenvolvimentismo. Visto que a pesquisa documental é a atividade fundante do percurso metodológico, como fonte, utilizou-se o jornal Folha do Norte, que possuía forte influência popular durante o recorte da década de cinquenta, que se encontra microfilmado na Fundação Cultural do Pará (FCP). Por meio dessas notas jornalísticas coletadas, foram abordadas temáticas de reivindicações salariais, demandas do cotidiano, relação das docentes com a gestão, formação profissional e prestígio/homenagens que as professoras recebiam pelo seu trabalho exercido. Se conclui que, essa pesquisa torna-se uma contribuição para os estudos voltados a mulheres na educação paraense, sendo possível através da análise desse cotidiano laboral dar visibilidade a essas agentes históricas constituintes da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em História pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Teoria Antropológica e em Educação e Problemas Regionais, Mestra em Educação: Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará, Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Educação, na área de história da educação e ensino de história

Thamyres Pollyana da Cruz Teixeira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica na Universidade Federal do Pará (PPEB/UFPA), na linha de pesquisa em História da Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação - GEPHE. Membro do Projeto de Pesquisa "Educação com Mulheres e Desenvolvimentismo na década de 1950", no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB), UFPA.

Downloads

Publicado

04-11-2025

Como Citar

MELO, Clarice Nascimento de; TEIXEIRA, Thamyres Pollyana da Cruz. DO LAR ÀS SALAS DE AULA: O TRABALHO COTIDIANO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA EM JORNAIS LOCAIS NA DÉCADA DE 1950. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025035, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5361. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5361. Acesso em: 9 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda