DO LAR ÀS SALAS DE AULA
O TRABALHO COTIDIANO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA EM JORNAIS LOCAIS NA DÉCADA DE 1950
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5361Palavras-chave:
história, educação, professoras.Resumo
O presente trabalho pretende analisar o trabalho cotidiano das professoras da educação primária e secundária publicado nos jornais locais na década de 1950, marcada pelo projeto do nacional-desenvolvimentismo. Visto que a pesquisa documental é a atividade fundante do percurso metodológico, como fonte, utilizou-se o jornal Folha do Norte, que possuía forte influência popular durante o recorte da década de cinquenta, que se encontra microfilmado na Fundação Cultural do Pará (FCP). Por meio dessas notas jornalísticas coletadas, foram abordadas temáticas de reivindicações salariais, demandas do cotidiano, relação das docentes com a gestão, formação profissional e prestígio/homenagens que as professoras recebiam pelo seu trabalho exercido. Se conclui que, essa pesquisa torna-se uma contribuição para os estudos voltados a mulheres na educação paraense, sendo possível através da análise desse cotidiano laboral dar visibilidade a essas agentes históricas constituintes da educação.
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