MULHERES EGRESSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CURSO MESTRADO, UFMT/CUIABÁ: 1991–1994)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5424

Palavras-chave:

história das mulheres, história da pós-graduação no Brasil, ensino stricto sensu no Brasil.

Resumo

Neste texto, trazemos uma análise de mulheres egressas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), curso de mestrado em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, e analisamos informações do Currículo Lattes de concluintes do curso no período de 1991 a 1994. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: quem eram as mulheres formadas por esse programa? O que pode ser visualizado, em termos de evolução profissional, no Currículo Lattes de egressas? Metodologicamente, a pesquisa muniu-se de fontes documentais: Currículo Lattes, analisados na Plataforma Lattes, dissertações das egressas, coletadas na biblioteca setorial do Instituto de Educação, atas de defesa das dissertações, encontradas na secretária do PPGE, e regimento interno do curso de mestrado em Educação, encontrado no Centro Memória Viva do Instituto de Educação. Os resultados da pesquisa apontam que a formação obtida no curso de mestrado motivou algumas mulheres egressas do curso de mestrado em Educação, do campus Cuiabá, entre 1991 e 1994, a se inserirem ou continuaram outras atividades acadêmicas após a conclusão do curso. A maioria das egressas tem vínculo empregatício com instituições escolares públicas e privadas e atuam na área de ensino e pesquisa. Esses resultados apontam para a importância do PPGE na formação e no desenvolvimento profissional de mulheres em cursos stricto sensu, comprovada na análise de seus currículos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Cristina de Oliveira Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Possui graduação em Pedagogia na UFMT. Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Rede Municipal de Cuiabá-MT. Integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Acervos Históricos Institucionais e Gênero (GPHEG). 

  • Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Graduação em Letras pela Universidade do Oeste Paulista. Mestrado em Educação (UNIFRAN/SP). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Cuiabá.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

MULHERES EGRESSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CURSO MESTRADO, UFMT/CUIABÁ: 1991–1994). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025052, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5424. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5424. Acesso em: 21 dez. 2025.