MULHERES EGRESSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CURSO MESTRADO, UFMT/CUIABÁ: 1991–1994)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5424Palavras-chave:
história das mulheres, história da pós-graduação no Brasil, ensino stricto sensu no Brasil.Resumo
Neste texto, trazemos uma análise de mulheres egressas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), curso de mestrado em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, e analisamos informações do Currículo Lattes de concluintes do curso no período de 1991 a 1994. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: quem eram as mulheres formadas por esse programa? O que pode ser visualizado, em termos de evolução profissional, no Currículo Lattes de egressas? Metodologicamente, a pesquisa muniu-se de fontes documentais: Currículo Lattes, analisados na Plataforma Lattes, dissertações das egressas, coletadas na biblioteca setorial do Instituto de Educação, atas de defesa das dissertações, encontradas na secretária do PPGE, e regimento interno do curso de mestrado em Educação, encontrado no Centro Memória Viva do Instituto de Educação. Os resultados da pesquisa apontam que a formação obtida no curso de mestrado motivou algumas mulheres egressas do curso de mestrado em Educação, do campus Cuiabá, entre 1991 e 1994, a se inserirem ou continuaram outras atividades acadêmicas após a conclusão do curso. A maioria das egressas tem vínculo empregatício com instituições escolares públicas e privadas e atuam na área de ensino e pesquisa. Esses resultados apontam para a importância do PPGE na formação e no desenvolvimento profissional de mulheres em cursos stricto sensu, comprovada na análise de seus currículos.
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Copyright (c) 2025 Letícia Cristina de Oliveira Almeida, Nilce Vieira Campos Ferreira

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