RECONFIGURAÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO A PARTIR DA EXPANSÃO INSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5440Palavras-chave:
institutos federais, cultura organizacional, rede de educação profissional.Resumo
A presente investigação aborda o contexto da educação profissional brasileira a partir da proposta de expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Nesse cenário objetivou-se analisar a forma como a cultura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está a reconfigurar-se, mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, apoiado principalmente nas discussões sobre cultura escolar e cultura organizacional escolar, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, por meio do método do estudo de caso. Para levantamento dos dados fez-se uso da pesquisa documental realizada em documentos oficiais e técnicos. Os resultados obtidos sugerem que o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional brasileira está permeado por propostas (neo)liberais, de cunho gerencialista, que fazem com que se destaque, entre as variáveis da cultura organizacional escolar, aquela voltada para os valores e normas organizacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jássio Pereira de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















