RECONFIGURAÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO A PARTIR DA EXPANSÃO INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5440

Palavras-chave:

institutos federais, cultura organizacional, rede de educação profissional.

Resumo

A presente investigação aborda o contexto da educação profissional brasileira a partir da proposta de expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Nesse cenário objetivou-se analisar a forma como a cultura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está a reconfigurar-se, mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, apoiado principalmente nas discussões sobre cultura escolar e cultura organizacional escolar, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, por meio do método do estudo de caso. Para levantamento dos dados fez-se uso da pesquisa documental realizada em documentos oficiais e técnicos. Os resultados obtidos sugerem que o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional brasileira está permeado por propostas (neo)liberais, de cunho gerencialista, que fazem com que se destaque, entre as variáveis da cultura organizacional escolar, aquela voltada para os valores e normas organizacionais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jássio Pereira de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Possui Graduação e mestrado em Administração. Doutorado em Educação e professor pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

RECONFIGURAÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO A PARTIR DA EXPANSÃO INSTITUCIONAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025054, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5440. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5440. Acesso em: 22 jan. 2026.