PROFESSOR(A) GERA PROFESSOR(A)

UM CONCEITO PARA TRABALHAR A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5441

Palavras-chave:

formação docente, educação de jovens e adultos, professor(a) gera professor(a).

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar parte do estudo que levou à formulação do conceito “professor(a) gera professor(a)”. O texto tem um aporte teórico que discute a formação docente voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa contou com a participação de 4 docentes de Inglês da Rede CEJA, que cursaram Letras na Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender os processos formativos dos mesmos e os desafios que enfrentam em seus cotidianos laborais na EJA. Com a análise dos dados, por meio da tematização, a pesquisa mostrou que os percursos formativos desses docentes são dinâmicos e vão além dos cursos formais que eles procuram frequentar. Evidenciou-se também que eles(as) aprendem principalmente no coletivo, trocando informações e experiências com colegas, de onde se sustenta a afirmação conceitual “professor(a) gera professor(a)”, que será detalhada neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Miranda Medeiros, Centro de Educação de Jovens e Adultos – Rede CEJA

Possui Graduação em Letras - Português/Inglês e Especialização em Língua Inglesa pela FFP/UERJ. Mestrado e Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Atualmente, é professora de Inglês e de Projeto de Vida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Também é membro do grupo de pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz, Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona, Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

26-03-2025

Como Citar

MEDEIROS, Letícia Miranda; FONTOURA, Helena Amaral da. PROFESSOR(A) GERA PROFESSOR(A): UM CONCEITO PARA TRABALHAR A FORMAÇÃO DOCENTE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025012, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5441. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5441. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda