PROFESSOR(A) GERA PROFESSOR(A)
UM CONCEITO PARA TRABALHAR A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5441Palavras-chave:
formação docente, educação de jovens e adultos, professor(a) gera professor(a).Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar parte do estudo que levou à formulação do conceito “professor(a) gera professor(a)”. O texto tem um aporte teórico que discute a formação docente voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa contou com a participação de 4 docentes de Inglês da Rede CEJA, que cursaram Letras na Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender os processos formativos dos mesmos e os desafios que enfrentam em seus cotidianos laborais na EJA. Com a análise dos dados, por meio da tematização, a pesquisa mostrou que os percursos formativos desses docentes são dinâmicos e vão além dos cursos formais que eles procuram frequentar. Evidenciou-se também que eles(as) aprendem principalmente no coletivo, trocando informações e experiências com colegas, de onde se sustenta a afirmação conceitual “professor(a) gera professor(a)”, que será detalhada neste texto.
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