Altas Habilidades/Superdotação e tecnologias digitais
superando desafios na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5453Palavras-chave:
altas habilidades/superdotação, desafios, educação inclusiva.Resumo
A identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é primordial para desenvolver suas potencialidades. O objetivo deste estudo é analisar os desafios dos docentes na identificação de estudantes com AH/SD e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para enriquecimento curricular. Essa investigação se efetivou por meio da pesquisa de campo, abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e análise de conteúdo. Os dados revelaram que os principais desafios dos docentes na inclusão dos estudantes com AH/SD referem-se: à ausência de formação e capacitação; à falta de conhecimento e compreensão sobre as características específicas dos estudantes, o que promove a dificuldade na percepção dos docentes das características de AH/SD dos estudantes; à falta de tempo e recursos, aliada à sobrecarga de trabalho; ao pouco domínio no uso das tecnologias digitais para enriquecer a aula. Ressalta-se, portanto, que o papel dos docentes é imprescindível no reconhecimento e enriquecimento curricular dos estudantes com AH/SD.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiana Silva Azevedo Travaglia, Eromi Izabel Hummel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















