O “VELHO” E O “NOVO”
FERNANDO DE AZEVEDO E A DISPUTA ENTRE LIBERAIS E CATÓLICOS NO CAMPO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5466Palavras-chave:
Fernando de Azevedo, católicos, liberais.Resumo
Neste artigo discutimos o conflito e a disputa entre liberais e católicos na década de 1930 até a publicação do texto final da Constituição de 1934. Num momento de consolidação do capitalismo industrial no Brasil, manifesta-se a demanda pela expansão da instrução pública, cujas diretrizes tornam-se o terreno principal da contenda protagonizada pelos grupos em questão. Centralizamos a discussão ao governo provisório de Getúlio Vargas, após a Revolução de 1930, uma vez que o debate entre liberais e católicos se torna mais acentuado durante a constituinte de 1933, com ambos os grupos agindo intensamente em prol da aprovação de suas ideias e interesses no que dizia respeito aos novos parâmetros educacionais que comporiam a nova Carta. Compreendendo a extensão do tema e do conceito de liberalismo, recortamos às reflexões de Fernando de Azevedo em A Cultura Brasileira, obra publicada pela primeira vez em 1943, ainda sob o regime do Estado Novo. Fernando de Azevedo insere-se nesse debate como uma das figuras centrais na defesa da democratização e laicidade da educação pública, sendo um dos autores brasileiros de grande expressão no campo educacional na primeira metade do século XX, e que teve importante papel ao estabelecer uma sociologia da educação no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Quaestio - Revista de Estudos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .