FENOMENOLOGIA, SUBJETIVIDADE E CULTURA

IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5497

Palavras-chave:

fenomenologia, formação do sujeito, pesquisa em educação.

Resumo

Tem por objetivo refletir sobre a formação da subjetividade humana na tensão com as condições histórico-culturais desde uma perspectiva fenomenológica, buscando discernir as possíveis implicações deste exercício filosófico à pesquisa em educação. Para tanto, recorre às contribuições de Husserl, Heidegger e Adorno, dentre outros autores, e aborda o tema da construção do conhecimento desde a fenomenologia, reconhecendo o ato de conhecer como experiência eminentemente subjetiva. Em seguida, discerne o impacto dos condicionantes histórico-culturais na formação dos sujeitos, enquanto pesquisadores e atores sociais estudados. Por fim, em um terceiro momento, evidencia possíveis desdobramentos metodológicos para a pesquisa em educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gidalti Guedes da Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Possui licenciatura em Pedagogia (FGD); Bacharelado em Teologia (UMESP). Especialista em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida (UCB); Especialista em Teologia (UMESP). Mestre em Educação (UFRO). Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente, é professor e gestor educacional na Universidade Católica de Brasília (UCB), atuando como: professor (presencial e EAD); Coordenador de Formação Continuada Docente (PROACAD); Coord. do MBA em Liderança e Gestão Inovadora de Instituições Educacionais (UCB|UniUBEC).

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade Católica de Brasília (UCB

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro. Mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro. Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

FENOMENOLOGIA, SUBJETIVIDADE E CULTURA: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025059, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5497. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5497. Acesso em: 2 jan. 2026.