FENOMENOLOGIA, SUBJETIVIDADE E CULTURA
IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5497Palavras-chave:
fenomenologia, formação do sujeito, pesquisa em educação.Resumo
Tem por objetivo refletir sobre a formação da subjetividade humana na tensão com as condições histórico-culturais desde uma perspectiva fenomenológica, buscando discernir as possíveis implicações deste exercício filosófico à pesquisa em educação. Para tanto, recorre às contribuições de Husserl, Heidegger e Adorno, dentre outros autores, e aborda o tema da construção do conhecimento desde a fenomenologia, reconhecendo o ato de conhecer como experiência eminentemente subjetiva. Em seguida, discerne o impacto dos condicionantes histórico-culturais na formação dos sujeitos, enquanto pesquisadores e atores sociais estudados. Por fim, em um terceiro momento, evidencia possíveis desdobramentos metodológicos para a pesquisa em educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gidalti Guedes da Silva, Gilvan Charles Cerqueira de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















