Formar professores para a inclusão escolar

os cursos de difusão do LEPED

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5499

Palavras-chave:

formação continuada, recursos tecnológicos , inclusão escolar.

Resumo

Este texto apresenta e analisa como o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem proposto a formação continuada de milhares de professores (e demais interessados) para: esclarecer o direito à educação; demonstrar como a inclusão escolar se realiza nas salas de aula (planejamento, avaliação e outros aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem escolar). O artigo explicita o modo como esses cursos foram idealizados e produzidos como Cursos de Difusão Cultural desde 2018, utilizando a plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola de Extensão da UNICAMP (EXTECAMP). O modo de apresentação dos conteúdos dos cursos; os recursos de acessibilidade presentes em todos os seus módulos e a autoavaliação dos participantes são destacados neste artigo. Todos os cursos se apoiam na ideia de emancipação intelectual dos cursistas para sua realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Eglér Mantoan, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED / UNICAMP) e atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa instituição. 

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), e em Matemática pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo - Faculdade de Presidente Venceslau (FAPREV). Mestrado em Educação pela UNESP. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do quadro permanente do PPGE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Isabel Sampaio Dias Baptista, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais, pela mesma instituição. Como pesquisadora, está vinculada ao NEPI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. É também vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença - LEPED. 

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista; BAPTISTA, Maria Isabel Sampaio Dias. Formar professores para a inclusão escolar: os cursos de difusão do LEPED . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024051, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5499. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5499. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica